Buscar
  • marianadiascadastr

Você se arrasta para o seu trabalho? Então use essas dicas para mudar isso!

Atualizado: Fev 18



A partir do momento no qual você reconhece que o que faz hoje não é mais o trabalho que quer fazer para o resto da vida, é provável que você ainda precise permanecer neste trabalho por um bom tempo. E essa é uma ideia que pode ser bastante dolorosa caso não consiga encontrar formas de torná-lo prazeroso pelo tempo necessário.


Porém, ter que se arrastar todo dia para um trabalho que você já sabe que não te satisfaz mais pode, não somente trazer consequências para sua saúde por conta do estresse e desânimo, mas também te atrapalhar no desenvolvimento de um novo caminho.


Por isso, para te ajudar neste momento, vou compartilhar cinco dicas para que consiga tornar seu ambiente de trabalho mais gostoso, assim conseguirá manter a saúde mental necessária para repensar sua vida profissional e trabalhar em uma nova oportunidade, enquanto se mantém no atual trabalho:


  1. Use seu tempo lá para ativar sua curiosidade a reacender sua criatividade.


Já que está lá todos os dias....

  • Que tal usar parte do seu tempo para entender mais sobre alguma coisa da empresa que você nunca pôde antes parar para entender?

  • Que tal tentar conversar com alguém de algum outro departamento que possa lhe parecer interessante e descobrir como é o trabalho lá?

  • Que tal se envolver com algum pequeno projeto ou pequena atividade, diferente do que costuma fazer, para entrar em contato com novos assuntos e novos colegas?

  • Que tal se envolver com algumas questões diferentes da sua área para propor soluções criativas, com a visão de um leigo?


Essa é uma atitude que pode dar uma renovada na sua energia, pois vai te colocar em contato com novos ares, além de ajudar a despertar sua criatividade, a qual será muito útil em seus novos planos.


  1. Todos os dias, faça um agradecimento a alguém que tenha te ajudado de alguma forma.


No decorrer do dia, fique atento a pessoas que fizeram de pequenas a grandes gentilezas para você, que te ajudaram de alguma forma. Reconheça e faça um agradecimento mais elaborado, não somente um “obrigada”, mas uma “declaração de gratidão”. Você pode enviar um e-mail para agradecer expondo o quanto aquele gesto foi gentil e te ajudou muito, ou você pode fazer isso pessoalmente. Como achar melhor.


  1. Procure fazer de pequenas a grandes gentilezas para seus colegas próximos e até mesmo para os mais distantes.

Já é fato conhecido pela ciência que a generosidade gera bem-estar. Quando você ajuda alguém, você faz um bem pra si mesmo. Sente-se bem e gera conexões positivas com as pessoas à sua volta. Pratique a generosidade sempre que encontrar oportunidade.


  1. Quebre grandes tarefas em pequenas tarefas.


Quando conseguimos terminar uma tarefa, nos sentimos satisfeitos. No entanto, se ficamos enroscados por muito tempo em uma grande tarefa, podemos perder a energia antes mesmo de finalizá-la, o que torna o “fazer” um processo doloroso e muito cansativo.

Portanto, pegue grandes tarefas e quebre-as em pequenos passos. Anote esses passos na ordem que devem ser feitos. Coloque toda a sua atenção na realização da primeira pequena tarefa. Fique nela até terminar. Ao terminar, risque da sua lista, escreva “CONCLUÍDO”, para sentir a satisfação de ter dado um passo. Permita-se apreciar essa sensação boa de “ Yes! Fiz! Terminei!” e vá para a próxima da lista.


  1. No final do seu dia, antes de dormir, escreva três coisas que deram certo no seu dia.


Identifique qualquer coisa, pequena ou grande, que você pode dizer que “deu certo”, algo que, ao lembrar, você sinta uma satisfação de que aquilo no seu dia deu certo. Essa é uma forma excelente de treinar seu cérebro a identificar positividade no dia-a-dia e produzir sensação de bem-estar no seu corpo em um momento em que está insatisfeito com o domínio profissional de sua vida. E quando você sente mais afetos positivos do que negativos, você pensa melhor, fica mais criativo, o que certamente vai te ajudar a encontrar melhores oportunidades para construir seu novo rumo profissional.


Compartilhe comigo aqui nos comentários quais são os pequenos momentos que fazem diferença em seu trabalho, vamos trocar experiências e melhorar nosso desenvolvimento profissional.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo