Buscar
  • marianadiascadastr

Por que o que você faz AGORA importa?



Eu aprendi que mais importante do que ter uma imagem clara do seu futuro, é ter clareza do que você está vivendo AGORA.


Quando a gente coloca importância demais na imagem futura, a gente corre o risco de perder o mais importante, que é experimentar com clareza e presença a sua experiência de agora.


É claro que é importante termos uma ideia de onde estamos indo. Algumas pessoas sabem dizer prontamente com detalhes sua imagem futura. Alguns possuem uma ideia, mas sem detalhes, e tudo bem com isso. Uma ideia de direção já basta para você organizar seus passos no presente.


O mais importante é observar o que está fazendo com seu momento presente, o que está experimentando, o que está desenvolvendo com esta experiência de agora, o que em você está ficando melhor com a experiência que está vivendo agora.


É fundamental ter clareza das experiências que quer viver AGORA. Essas experiências são guiadas por uma ideia futura, mas são construídas no presente. E o que você faz AGORA é que determina seu futuro.


Carreira nada mais é do que uma trajetória. A trajetória tem uma direção (que pode mudar levemente ou bruscamente), que te ajuda a fazer escolhas das experiências de agora. Cada experiência muito bem vivida, vivida com atenção e prazer, gera uma trajetória feliz, ou seja, uma satisfação com sua trajetória profissional, ou, satisfação com sua Carreira.


A Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci diz que a motivação intrínseca acontece quando se sente prazer na atividade em si, a recompensa de se fazer uma atividade qualquer é a satisfação na realização da própria atividade, e é esse um dos elementos do estado de FLOW, descrito por Mihaly.


Portanto, viver com a mente em uma recompensa futura, sacrificando o que se faz HOJE, não gera nem motivação e nem satisfação com a vida profissional.


Para viver a satisfação profissional é fundamental que direcione suas experiências para atividades pelas quais tenha interesse e prazer em realizar. Você sentirá satisfação profissional se puder apreciar o que faz agora, se puder sentir prazer na atividade que realiza agora. É fundamental que dê sentido ao que faz hoje, e não somente ao futuro desejado.


Viver nada mais é do que experimentar, e não apenas imaginar. Portanto, capriche nas suas experiências atuais, viva com mais qualidade o que faz hoje, faça melhores escolhas para o seu momento presente.


Imagine seu futuro. Mas viva no presente. Experimente seu presente. Afinal de contas, o futuro nada mais é do que um processo a ser construído.


Portanto, por que o que você faz AGORA importa?


Porque é AGORA, e não DEPOIS, que você constrói seu futuro. O depois já pertence ao futuro, e o futuro se constrói AGORA.


O que realmente importa é CONSTRUIR, é uma TRAJETÓRIA muito bem vivida.


5 visualizações0 comentário