Buscar
  • marianadiascadastr

Por que conectar um forte significado para seu trabalho a um profundo sentido de vida importa?


Na minha carreira anterior, eu sempre tive uma atitude proativa no desenho da minha profissão, adotava comportamentos de job crafting, recebia feedback positivo, ganhava dinheiro.... mas não tinha um envolvimento profundo e verdadeiro, não tinha profundo interesse naquilo. A motivação não era sustentável. Por que??? Porque aquilo que eu fazia, naquele ambiente, naquele mundo, não significava nada pra mim. Não tinha propósito de vida envolvido ou conexão com um sentido profundo de vida. Tudo aquilo que eu fazia, simplesmente não significava NADA pra mim!


Eu gostava do que eu fazia? Sim. Mas não significava nada. Acho que o trabalho é algo grande demais para a gente simplesmente GOSTAR. Tem que ter algo mais, um envolvimento mais profundo, um SIGNIFICADO conectado a um profundo SENTIDO de vida.


Significado e Sentido de Vida são tão poderosos que Viktor Frankl criou um sistema, que chamou de logoterapia, baseado em 3 princípios fundamentais: busca de significado, sentido da vida e liberdade do querer.


No entanto, pessoas ainda subestimam muito a relevância desses elementos na qualidade de suas vidas.


Tanto Viktor Frankl e Marie-Louise von Franz relataram em seus livros a crescente procura por ajuda de pessoas com frustração existencial, com frases do tipo: “a vida parece vazia, sem sentido”.


A falta de significado e de objetivo existencial já foi verificada em pesquisas como precursor de baixo desempenho e engajamento profissional, e até mesmo como um dos grandes motivadores para tentativas de suicídio. Por outro lado, pessoas que estabelecem altos padrões de objetivos e significado existencial, foram observadas em pesquisas como pessoas com grande sucesso profissional e nos negócios.


O desejo por um sentido de vida, um significado para suas ações, faz parte do que define o ser humano, com toda a sua complexidade psicológica única, que o distingue dos demais animais, e a frustração dessa necessidade leva muitas pessoas a uma experiência de vida bastante limitada.


E talvez seja esse seu momento: talvez sinta que não está experimentando a vida em seu pleno potencial, talvez a vida não pareça muito brilhante neste momento, talvez não esteja vendo graça no seu trabalho, na sua carreira e na forma como vive.


Uma reflexão sobre o sentido da vida e o significado do que você faz, do que é trabalhar para você, pode ser um bom começo para colocar ordem na sua vida e te ajudar a tomar decisões mais conscientes sobre o que deve ficar e o que deve sair da sua vida, sobre o que está funcionando e sobre o que deve mudar.

Essa reflexão pode ser fundamental para você compreender se está na área certa, precisando apenas realizar alguns ajustes na forma que realiza seu trabalho, ou se o que precisa mesmo é de uma mudança maior e sair em busca de um novo caminho.


Por que conectar um forte significado para seu trabalho a um profundo sentido de vida importa?


Porque é assim que a sua natureza vai florescer com força dando uma direção firme e apaixonada para as suas decisões, ações e vida.


4 visualizações0 comentário