Buscar
  • marianadiascadastr

O que ou quem você é afinal de contas?

Atualizado: Fev 18


O que é essa tal de autorrealização?

O que significa ser uma pessoa autorrealizada?


“Autorrealização é quando o indivíduo percebe a realização plena de suas capacidades e habilidades.”

Wagner de Lara Machado


“Desejo de autorrealização é a tendência para se tornar realizado naquilo que se é em potencial.” Andrea Perez


O que você é em potencial? O que você é, afinal de contas?


Estamos acostumados a atribuir à ideia de EU uma imagem, como de um personagem, cheio de características, algumas das quais reconhecemos, outras não. Imaginamos esse EU usando nosso corpo nesta imagem que produzimos em mente. Quando você diz EU, você imagina uma figura com esse corpo que possui.


No entanto, você é seu corpo? Você é a imagem que cria? Pensa comigo... já parou para pensar que o seu corpo existe com ou sem vida? É claro que sem vida ele entra em processo de decomposição e, com o tempo, se transforma em matéria que se mistura com as demais daquele meio. No entanto, uma vez que a vida acaba, esse corpo continua a existir por um tempo até a total transformação, porém, o EU desaparece junto com a vida também, não é? Logo.... você é o seu corpo? Não! Entende? Faz sentido?


Quando a vida deixa o corpo, este não é mais capaz de produzir as imagens sobre si. Porém, pense em uma pessoa que sofreu um grave acidente que provocou amnésia, de forma que ela não saiba mais nada sobre si. A imagem que tinha de si, com determinadas características, histórias e crenças, foi prejudicada? Sim, essa imagem foi prejudicada. Mas a pessoa deixa de existir por causa disso? Ela perde sua existência? Não, a existência continua, mesmo com a imagem prejudicada. Logo... você é a imagem que cria a seu próprio respeito? Também não... faz sentido para você?


Por que estou falando isso? Porque estou desafiando você a pensar em quem é esse EU ao qual se refere sobre si, para então conectarmos com a ideia de “realização do que se é”.


Como eu disse, estamos acostumados a nos identificar com a imagem que criamos na cabeça, usando a imagem desse corpo. Mas não somos uma imagem, nem o corpo. Então... quem ou o que somos afinal?


Somos a VIDA que se utiliza deste corpo para acontecer.


Isso. Você é o que acontece neste corpo. Você é a Vida acontecendo. Você é um processo. E aqui entra a autorrealização.


A vida acontece, é um processo. Você é uma porção de vida, experimentando uma das infinitas possibilidades que a Vida é. A Vida acontece em você, em todas as pessoas, animais, plantas, etc. Logo, tudo o que você quer como Vida é acontecer, é realizar essa porção que está experimentando nesta experiência de Vida.


Você carrega seu potencial de vida querendo acontecer, com capacidades que precisa experimentar PLENAMENTE para REALIZAR-SE. Você é o próprio processo de realização dessa porção única de Vida acontecendo através deste seu corpo.


Autorrealização é permitir e agir para realizar esse potencial que você é. Uma pessoa autorrealizada está em alinhamento pleno com o fluxo de vida que acontece através de seu corpo e, assim, se enche de vitalidade, pois a Vida está com passagem livre naquele canal específico para acontecer.


A Vida se expressa em inúmeras formas de Vida. E você é uma delas. Toda vez que toma decisões que bloqueiam a realização deste potencial de vida que é, você vai perdendo vitalidade a ponto até de adoecer de diversas formas, como se observa com bastante frequência em pessoas que simplesmente deixam de lado seus desejos mais profundos de realização para seguir um caminho ditado por outros, por medo, e inúmeros outros bloqueios que acometem as pessoas.


“Para tornar o crescimento e a autorrealização possíveis, é necessário entender que as capacidades, órgãos e sistemas de órgãos pressionam para funcionar e se expressar, para serem usados e exercitados, e que tal uso é satisfatório e seu desuso é irritante.” Abraham Maslow.


Autorrealizar-se é um desejo inerente ao ser vivo.


“O organismo possui a tendência básica de manter-se, realizar-se e expandir-se.”

Carl Rogers.


De acordo com a teoria organismica, “humanos são inerentemente orientados para o crescimento e pró-socialmente orientados, até que a adaptação a circunstâncias de forma problemática previna esses impulsos (Rogers, 1961; Sheldon, Arndt, & Houser-Marko , 2003). Essa suposição se baseia em uma observação básica da vida, especialmente da vida humana: que há uma tendência à síntese, integração, unificação, combinação e cooperação.” ( Sheldon, Kennon M .. Optimal Human Being (p. 62)).


Para que uma pessoa consiga se autorrealizar, ela precisa agir. É o FAZER algo com suas habilidades, com seu potencial que vai concretizar a autorrealização. Não poderia ser diferente pois, se você é um aspecto da vida querendo acontecer, se você é o próprio processo da vida, apenas o FAZER, a AÇÃO, fazendo uso de suas capacidades, de seu potencial, é que é possível REALIZAR a si mesmo. E, ao fazer isso, sua natureza flui através da sua existência com vigor.


O trabalho é um momento perfeito para dar espaço à autorrealização pois ali, você está muito envolvido no FAZER. Se você transformar seu trabalho em um espaço para empregar e desenvolver suas habilidades que fervem como potencial dentro de você, se realizará todos os dias, o que resultará em grande satisfação com sua vida.


Agora entenda o seguinte: não funciona colocar como objetivo de vida ser uma pessoa autorrealizada. Porque ser autorrealizado não está em lugar algum no futuro, já que se trata de um processo. Autorrealização é uma forma de experimentar a vida, realizando o sentido potencial de sua vida, conforme coloca Viktor Frankl. Esse sentido é realizado através da experiência no mundo, é o que você faz e experimenta o tempo todo. No momento em que deixa de colocar em prática suas potencialidades, competências, você deixa de se autorrealizar. É no momento presente que a autorrealização acontece. Portanto, autorrealização não se planeja, simplesmente se faz.


Autorrealizar não exige um esforço para acontecer, exige a eliminação das barreiras internas para o fluir natural da realização do seu potencial. Autorrealizar-se é a natureza do ser.


Qualquer impedimento a este processo é uma barreira criada que deve ser removida. Já ouviu falar das tais crenças limitantes? É isso, todo pensamento dentro de você, associado a uma forte crença, que impede você de realizar-se, deve ser removido de seu sistema de crenças, dando passagem à realização do potencial de vida que você é.


Autorrealização tem a ver com autenticidade, curiosidade pelo novo, tem a ver com propósito e espírito criativo, tem a ver com apreciação, autoaceitação. Tem a ver com bem-estar. Permita-se realizar-se.





16 visualizações0 comentário