Buscar
  • marianadiascadastr

Não deixe a sua vida profissional à deriva

Atualizado: Fev 18



Você já parou pra pensar o que você está construindo ao realizar o trabalho que realiza todos os dias?

Para onde está se movendo?

Para onde toda a sua vida se move com a energia diária que você emprega em seu trabalho?

Qual o resultado de valor (além do financeiro) que seu trabalho tem gerado para você, para sua vida?

Quem você está se tornando ao se relacionar todos os dias com esse trabalho especificamente?

O que as suas experiências de trabalho estão construindo para você, como pessoa, e para sua vida como um todo?



É interessante que é muito comum pessoas colocarem o trabalho como uma mera obrigação que gera a renda que precisam. Raramente pensam nas implicações que o trabalho tem em suas vidas para além da financeira.


Grande parte das pessoas tem uma história profissional passiva, em que simplesmente reage aos eventos da vida, ao invés de se colocar de forma ativa na construção de sua carreira.


Não é possível isolar dos demais aspectos da sua vida os efeitos causados em você pelo seu trabalho. E aqui não me refiro somente ao estresse, ou felicidade. Me refiro à pessoa que você se torna todos os dias com as experiências do seu trabalho.


Nós nos construímos todos os dias, a vida toda, com cada uma das experiências de nossas vidas, com cada um dos relacionamentos que cultivamos. Logo, o que você experimenta no trabalho está moldando quem você se torna.


Além disso, pelo tempo e energia que empregamos na vida profissional, toda a nossa vida acaba se moldando em função dos efeitos causados pelo trabalho. Nosso estilo de vida é diretamente impactado pelo nosso trabalho.


Logo, trabalhar por trabalhar, sem consciência de todo o impacto que ele causa na sua vida é o mesmo que deixar sua vida toda à deriva, simplesmente reagindo de forma passiva aos eventos da vida.


A construção consciente de uma carreira é um processo contínuo consciente de construção da sua vida. É criar consciência da pessoa que você está se tornando, é decidir quem você quer se tornar, e que tipo de vida você quer viver, que experiências quer viver. A construção consciente da sua vida profissional traz para a sua mão o poder de escolha.


Portanto, por que construir sua carreira de forma ativa importa?


Porque o que você faz, como você vive, quem você se torna, importa para todo o meio à sua volta. Não estamos sozinhos e nossas ações no mundo nunca são independentes. Estamos sempre em uma relação de troca com o mundo.


“É preciso desenvolver a percepção do preço para a humanidade de nossas conquistas pessoais” (Marcelo Afonso Ribeiro).


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo