Buscar
  • marianadiascadastr

JOB CRAFTING: Adote esse comportamento



Se algo não vai bem na sua vida profissional, tenha certeza de uma coisa: algo vai ter que mudar. Disso você não pode escapar.


Podemos falar de três caminhos possíveis:


1. Fazer algumas mudanças naquilo que você faz hoje para tornar seu trabalho mais interessante e tornar sua Carreira uma fonte de inspiração e desenvolvimento constante na sua vida.

2. Mudar de área. Mudar a direção da sua vida profissional e construir algo novo. Descobrir um mundo totalmente novo e viver experiências totalmente novas.

3. Se nada disso for possível, mude tudo o que puder dentro de você, mesmo que nada possa ser mudado nas condições externas.


Ou seja, mudar alguma coisa será necessário, logo, você vai ter que aprender a lidar com o novo, caso isso seja uma dificuldade atualmente.


Como aprender a lidar com o novo? Simples: daqui para frente você precisa se colocar como um eterno aprendiz perante a vida. E ame ser um aprendiz, viver novidades. Na realidade, isso já é exatamente o que somos. No entanto, algumas pessoas não enxergam essa posição com bons olhos, talvez porque lhe falta sentimento de autoeficácia para aprender algo novo.


Além do sentimento de autoeficácia, é importante que você desenvolva comportamento de job crafting. Job Crafting refere-se à opção número 1 (dentro daquilo que você faz hoje). Mas eu recomendo que carregue com você esse tipo de comportamento aonde quer que esteja (no que faz atualmente, em uma nova área ou na sua atitude com seu mundo interno).


COMPORTAMENTOS DE JOB CRAFTING


Ser intencional e, proativamente, direcionar atenção e energia para promover as mudanças que precisa para transformar sua vida profissional, tem um nome: Job Crafting.


Job Crafting é um comportamento proativo do trabalhador em que este realiza mudanças com o objetivo de tornar seu trabalho interessante, agradável, desafiador e mais significativo.


Você passa a ter uma postura proativa, ao invés de passiva, em relação a sua carreira, e a transforma em experiências importantes para você todos os dias.


“(Realizar Job Crafting) Atende 3 necessidades humanas básicas: controlar o trabalho, expressar um senso mais positivo de si, e se conectar com os outros. Permite que trabalhadores experimentem maior significado no trabalho e obtenham uma identidade de trabalho positiva.” (WRZESNIEWSKI E DUTTON, 2001)


A literatura descreve oito tipos de comportamentos de Job Crafting, a saber:





Adapatado de Zhang e Parker, 2019 (DE GENNARO, 2019).


Para que seja possível adotar esse tipo de comportamento, é fundamental que:


1. Tenha o autoconhecimento necessário para entender suas forças e fraquezas, para reconhecer que tipo de mudança comportamental resultaria em maior satisfação para você, além de compreender que tipo de alteração cognitiva traria maior significado para seu trabalho.

2. Consiga conquistar a autonomia que precisa para que tenha a liberdade de realizar as mudanças que deseja.


Autonomia é fundamental. Precisamos saber conquistar a liberdade de construir nossa vida (pessoal e profissional) de acordo com o que sabemos ser o melhor para nossa experiência de vida, de acordo com nossos desejos pessoais, que seja reflexo de quem somos e de tudo que consideramos importante e essencial para nossas vidas.


Mas o que quero que tenha em mente com tudo isso, é a seguinte mensagem:


• Seja intencional em relação à sua vida. FAÇA acontecer, AGINDO.

• Seja proativo para cuidar de, e construir, o que é importante para você.


Poder fazer escolhas na sua trajetória profissional é uma conquista. Adote comportamento de job crafting e crie um mundo de escolhas para você. Viver com autonomia faz parte da natureza humana. Jamais abra mão de construir a vida que deseja viver, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo