Buscar
  • marianadiascadastr

Autorrealização é uma forma de viver



Poucas pessoas sabem definir o que é autorrealização, poucas também sabem como ser uma pessoa realizada, mas qualquer pessoa sabe dizer se ela se sente realizada ou não. É uma percepção muito natural para o ser humano.


Autorrealização é a tendência inerente de todo ser humano de fazer uso máximo de seu potencial (talentos, capacidades e potencialidades do indivíduo).


Não encontrei números atuais, mas em 1962 Abraham Maslow estimou que apenas cerca de 1% das pessoas no mundo eram autorrealizadas, o que é suficiente para que possamos afirmar com certeza que a maioria das pessoas no mundo não se sente realizadas.


Por que isso? Por que nós, humanos, temos tanta dificuldade em fazer uso pleno de nossa potencialidade?


Porque em algum momento na história da evolução de nossa forma de viver em sociedade, as pessoas passaram a acreditar que precisavam cumprir determinadas obrigações já estabelecidas para elas pela família, ou mesmo por falta de opções, diante da necessidade de cuidar de questões básicas de sobrevivência.


Esse foi o cenário que passamos a observar desde a Revolução Agrícola, passando pela Revolução Industrial até os dias de hoje.


Atualmente, apesar de vivermos um cenário bem diferente como sociedade, abrindo um espaço maior para que as pessoas pudessem fazer mais escolhas, ainda carregamos uma herança de crenças e hábitos dessa época.


Não somos ensinados a explorar nossas potencialidades, nem mesmo a identificá-las. Autoconhecimento, Inteligência Emocional, Talentos... são todos temas atuais, que a maioria das pessoas começam a entrar em contato apenas na fase da adulta. Pouquíssimas crianças tem a sorte de ter pais que as ensinem e as incentivem a explorar suas potencialidades desde cedo.


E então, seguindo padrões sociais aprendidos ao longo da vida de comportamento, crenças, hábitos e escolhas de vida, deixamos de lado nossas potencialidades e, assim, não as realizamos.


Mas e então? O que fazer para ser uma pessoa autorrealizada?


Em primeiro lugar, é importante que saiba que a Autorrealização não é um ponto no futuro que irá atingir, não é um alvo, mas sim um processo.


Ser uma pessoa autorrealizada é um estado constante de desenvolvimento de suas potencialidades, de seus talentos. Você começa no momento que quiser e segue assim até o final da sua vida.


É um novo modo de viver, no qual você passa a se interessar pela sua própria existência e começa a explorar e colocar no mundo suas descobertas sobre o que você é.


“O que um homem pode ser, ele deve ser.” – Abraham Maslow


Você descobre quem você é todos os dias, ao envolver-se com atividades nas quais tem a oportunidade de explorar seus talentos, a se envolver com suas paixões, realizando seu sentido de vida através de metas e objetivos que você estabelece para si fazendo uso de sua autonomia.


Neste último parágrafo estão as dicas que precisa para saber por onde começar a transformar sua forma de viver, colocando-se no processo de autorrealização:


Autonomia

  • Você tem Autonomia sobre sua vida?

  • Faz escolhas de acordos com seus próprios critérios, valores, considerando tudo o que considera importante, fundamental para sua vida?


Talentos

  • Você conhece seus talentos?

  • Faz uso de seus talentos no dia-a-dia do seu trabalho e em outras atividades?

  • Você percebe que seus talentos estão se desenvolvendo constantemente?

  • Sente que está fazendo uso de suas potencialidades?


Sentido de Vida e Propósito

  • Você tem um senso de sentido para a forma que vive e para o que faz?

  • Orienta suas ações para servir a algo maior, ou seja, que transcenda você mesmo?

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo