Buscar
  • marianadiascadastr

A história do Reginaldo

Atualizado: Fev 18


Eu admiro a visão que algumas pessoas desenvolvem sobre o trabalho que realizam.


Vou contar uma breve história para que entenda o que estou falando.


Uma vez estava indo no PS do Hospital da Unicamp visitar minha mãe que estava internada. Eu já estava em uma maratona de idas e vindas ao hospital, estava bem cansada. Cheguei na portaria, parei o carro em frente à cancela, e o funcionário da guarita se aproximou para checar minha necessidade de entrar com o carro ali.


Quando ele se aproximou, perguntou o que eu precisava fazer ali, e eu respondi:


“Estou indo visitar minha mãe, ela está internada aí no PS.”


Ao ver minha cara de cansada, disse:


“Moça... estou vendo que você está abatida.... posso dizer algumas palavras de conforto?”


“Claro!” – eu disse.


E então ele começou a dizer várias coisas bem bonitas... que realmente me deixaram mais leve. Lindas palavras.


Eu agradeci, e ele disse:


“Sabe moça... quando eu vim trabalhar aqui, eu achei que minha função era só abrir e fechar aquela cancela. Mas depois eu descobri que eu tinha uma função muito maior que isso. Ao ver pessoas como a senhora, cansada... vindo visitar um ente querido, eu sinto que eu preciso te ajudar a ficar melhor, para que você possa entrar lá com mais força para ajudar a sua mãe a ficar melhor.”


Fiquei encantada com essa fala dele. Que visão do todo incrível! Ninguém pediu isso para ele.... mas a capacidade de observação do ambiente dele (somado a um coração de ouro!) o levou a enxergar um valor enorme naquela posição que ocupava. E que valor! Como ele me ajudou!! O nome dele é Reginaldo. Lembro até hoje. Voltei lá algumas vezes para tentar encontra-lo e conversar mais com ele... mas nunca mais o vi.


Por que contei essa história? Por causa da lição que se tira disso!


Se você está infeliz com o seu trabalho, meu primeiro conselho é: olhe para o que você faz, para o seu ambiente, para sua rotina de pelo menos umas 3 perspectivas diferentes.


  • Qual é o significado que você dá hoje para o seu trabalho que está te fazendo infeliz?

  • Que outros significados você pode criar para o seu trabalho de forma que se sinta mais realizado com o que faz?

  • Qual é o valor que você gera com o que faz?


Às vezes uma simples mudança de visão sobre o que faz pode mudar sua relação com seu trabalho e transformar sua energia no dia-a-dia.


Agora, se não há visão que mude a qualidade da sua relação com seu trabalho, então realmente estamos diante de um caso com questões mais profundas e realmente precisa de mais reflexão para entender as mudanças necessárias.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo